27 julho 2005

ARRENDAMENTO JOVEM




Embora a foto não corresponda à campanha "Queremos a nossa Casa", aplica-se na perfeição para servir de alerta.

Meus caros NÁO VAMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS, não vos diz nada. Eu sei que o SUMMERCAMP é importante, o Congresso da Ecosy também o foi, mas nós somos uma Organização Política, e como tal, não podemos mais FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS!


"PCP quer actualizar valores de financiamento

O PCP quer alterar a legislação que regula o financiamento do Estado ao arrendamento jovem, actualizando os valores do incentivo e estabelecendo que os jovens devem gastar 20 por cento do salário para pagar a casa.

O projecto de lei do PCP, entregue esta terça-feira na Assembleia da República, duplica o valor máximo da contribuição estatal para quem tenha menores rendimentos e exclui os jovens com ordenados superiores a 1.592 euros (4,75 vezes o Salário Mínimo Nacional, que é de 374,7 euros) do incentivo ao arrendamento.

O incentivo ao arrendamento jovem destina-se a trabalhadores com idade até 30 anos.

O deputado comunista Miguel Tiago salientou que «a legislação que regula o incentivo ao arrendamento jovem é de 1992 e os seus valores nunca evoluíram» e defendeu que é preciso actualizá-la porque «já não é uma resposta eficaz às necessidades com que os jovens se defrontam».

Como principal mudança proposta pelo PCP, Miguel Tiago apontou que «o valor da renda passa a ser um factor de ponderação», criando-se o princípio de «garantir que, com a comparticipação do Estado, os jovens não gastam mais do que 20 por cento do seu salário a pagar a casa».

Apesar desta «taxa de comparticipação ideal», mantêm-se os limites máximos para a comparticipação do Estado e a regra de que o jovem pode pagar apenas até 50 por cento da renda e de que o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) pode financiar, no máximo, 75 por cento da mesma." TSF