18 maio 2006

PORQUE CAI O PSD

"Desde que tomou conta do PSD, há um ano, Marques Mendes, o 13.° presidente do partido, tem vivido debaixo de uma chuva de críticas internas. Às vezes, é chuva miudinha, outras vezes, parece-se mais com granizo, mas o líder sobreviveu ao mau tempo e foi reeleito, sem adversários nem adversidades (obteve 90% dos votos dos 20 399 militantes que participaram nas directas), na sexta-feira, 5 de Maio. Nos últimos 12 meses, este mesmo líder venceu todas as eleições que teve pela frente: nas autárquicas, conquistou 158 presidências de câmaras (contra 109 do PS, o segundo classificado) e, nas presidenciais, apoiou Cavaco Silva, o candidato vencedor, permitindo ao PSD celebrar o facto histórico de ajudar a eleger o primeiro Presidente da República que emana da direita portuguesa.

Independentemente destes resultados, e depois de uma campanha interna em que apareceu quase todos os dias na comunicação social, Marques Mendes não consegue parar a descida do seu partido, nas sondagens. De acordo com o barómetro regular da Marktest, o PSD vem perdendo intenções de voto, desde Novembro de 2005, altura em que tinha 38 pontos percentuais. Uma sondagem publicada pelo DN e difundida pela TSF no início de Maio era demolidora: o principal partido da oposição ficava-se pelos 30,5%, muito perto dos 29,7% obtidos por Pedro Santana Lopes nas legislativas de Fevereiro de 2005 (que deram maioria absoluta ao PS).

Numa altura em que o Governo de José Sócrates anda, há mais de um ano, a pedir sacrifícios aos eleitores sem apresentar resultados, por que razão está o PSD a cair, na consideração dos portugueses? Será do líder, que «não é, à partida, um animal televisivo», como diz Marcelo Rebelo de Sousa? Serão as soluções apresentadas que não convencem? Terá a ver com o efeito Cavaco na Presidência? Ou será por causa deste PS, cujas medidas encaixam na agenda liberal de boa parte do centro-direita? Afinal, como se explica a queda do PSD? A VISÃO pôs a questão a estudiosos da política e dos partidos e a políticos que já não estão no activo."
in Visão

Ora nada como ao tecer considerações sobre o porquê da queda do PSD nas sondagens, introduzir na peça jornalistica uma "pequena subtileza" para dar uma bicada no Governo. Será que é para dar uma ajudinha para melhorar os resultados ???