03 julho 2005

Embuste ???



Esta semana assistimos à aparição do empresário Patrick Monteiro de Barros como o promotor de um grupo privado ( Enuport), disposto a avançar com €3,5 mil milhões para construir uma central nuclear em Portugal. Mas existem aqui algo que não cheira bem:

1 - Na apresentação desse projecto, afirmou que a prioridade do mesmo era colmatar as necessidades eléctricas do nosso País, mas o seu primeiro objectivo é a exportação para Espanha.

2 – Afirmou que era uma iniciativa totalmente privada, mas dos putativos financiadores, nem sombra.

3 - A localização prevista será na Bacia do Douro (onde se corre o risco da possível alteração do micro clima), preterindo a outra localização que seria no Alentejo.

4 - O projecto exige a reabertura das minas de urânio da Urgueiriça, contudo o urânio terá de ser primeiro exportado, para ser importado já enriquecido (já que se propõem a construção da Central Nuclear, porque não o tratamento da matéria prima também???)

5 – Para não variar, e como infelizmente se começa lentamente a generalizar por parte dos nossos ministros, Manuel Pinho, avança e recua nas intenções. Primeiro, diz que o país «pode pensar nesta opção» para, no mesmo dia, dizer que o nuclear não está no Programa do Governo e que esta é uma «decisão definitiva». ( Lei da Rolha para os membros do Governo ??? )

É caso para dizer, será Embuste???