08 janeiro 2006

OS DIREITOS DO FUMADOR

"IRLANDA, Itália e agora Espanha. A histeria chegou à Europa. Nesta vaga espanhola as empresas estão mesmo proibidas de criar salas de fumo. A proibição atinge tudo: bares, restaurantes, locais de trabalho. Os menores de 18 anos não podem entrar em lugares onde seja permitido fumar. O antitabagismo é a cruzada do século XXI. O fumador paga quase dois euros ao Estado por cada maço de tabaco que compra, é atirado para cantinhos imundos dos aeroportos, é comparado a um qualquer alarve sem educação em campanhas pagas com o seu próprio dinheiro e ainda tem de pedir desculpa. Começa a ser altura dos fumadores exigirem alguns direitos. Os mais básicos de todos: o direito ao respeito pela sua liberdade, pela sua saúde, pela sua carteira e pela sua inteligência. Como fumador sem remorsos, aqui deixo a minha proposta para uma carta de direitos fundamentais:

1. Fumar é um direito. A saúde é um bem individual e a forma como cada cidadão a trata apenas a si próprio diz respeito.

2. Os fumadores têm direito a espaços dignos, arejados, confortáveis e asseados para fumar nos locais de trabalho e em todos os espaços onde sejam obrigados a permanecer por tempo prolongado.

3. Os fumadores são consumidores e contribuintes com direitos. Devem pagar um preço justo pelo tabaco e este deve ser taxado de forma razoável. O Estado não deve beneficiar para lá do que é normal das dependências de qualquer cidadão.

4. Os fumadores não podem ser ofendidos na sua dignidade em nenhuma campanha patrocinada pelo Estado. Devem ser informados dos riscos inerentes ao consumo de tabaco sem o recurso a linguagem alarmista, moralista e ofensiva.
"
DANIEL OLIVEIRA no EXPRESSO

Subscrevo na íntegra!