28 abril 2006

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Mais uma Assembleia Municipal, onde as poucas intervenções da bancada do PSD, se reduziram ao bajulamento, onde o Bloco de Esquerda para não variar sempre que de contas se trata vota ao lado do PSD, os Presidentes de Junta fazem o jogo normal de votarem favoravelmente ao lado do poder, e onde a CDU e o Partido Socialista têm fazer o possível e o impossível para remar contra a maré.

A noite, ficou marcada logo no PAOD, onde um deputado do PSD, lançou-se durante mais de dez minutos contra o Governo, sendo depois confrontado com a realidade, tendo ainda de meter a viola no saco, quando por parte do PS foi mencionado e mostrado um abaixo assinado entregue por um grupo de cidadãos à dois anos ao Presidente da Câmara, o qual incidia sobre um problema na freguesia de Alfeizerão, e que era promessa recorrente do PSD à mais de dez anos.

Fica a minha intervenção, onde o Sr. Presidente de Câmara não gostou muito das Obras de Santa Maria.

Sr. Presidente da Assembleia Municipal,
Sr. Presidente da Câmara Municipal,
Senhores Vereadores,
Senhoras e senhores Deputados Municipais,
Caras e Caros Munícipes,

Em primeiro lugar, quero agradecer à Dr. Alzira a forma prestável e esclarecedora como apresentou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas da CMA.

Dizer antes de mais, que como é óbvio não discordamos da sua forma, mas sim do conteúdo. Conteúdo esse, que como o esperado em ano de eleições autárquicas, invariavelmente não poderia ser outro.

Atente-se nos principais aumentos e poderemos verificar números históricos em termos de alcatroamento e empreitadas. Certamente que o Sr. Presidente de Câmara me irá dizer que é sinal de progresso e obra feita, ao qual nós em alguns casos afirmamos que sim, mas aproveito desde já para refutar.

Pena é que se verifiquem casos de má execução e que vão protelando!

Que os pagamentos a fornecedores não tenham sido realizados nos prazos previstos!

O endividamento tenha aumentado!


Sr. Presidente da Câmara,

Um dos lemas da sua campanha, era mais Qualidade de Vida. Contudo, existem exemplos práticos do contrário. As obras da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, já quase que se poderiam considerar as obras de Santa Engrácia, mas no nosso caso são as de Santa Maria, estando bem patente os danos provocados aos comerciantes, moradores e no fluxo do trânsito. Em S. Martinho requalifica-se, mas muitas das ruas dessa freguesia continuam num estado lamentável, sendo cada vez mais difícil conseguir estacionar nessa vila.

Nesta mesma freguesia, os níveis de pobreza atingem números alarmantes, e para nós a questão social é prioritária, muito acima das grandes obras. Bem sei, que são coisas distintas, com financiamentos diferentes, mas ao qual urge uma rápida resposta.

As dívidas de curto prazo aumentaram 55%, as a Terceiros Médio e Longo Prazo são registaram um aumento de 24% em relação a 2004. O endividamento atinge valores elevados e preocupantes, que poderão no futuro comprometer algumas aspirações legítimas em termos de programas de desenvolvimento.

Para a tão desejada mais Qualidade de Vida, muito ficou por fazer, muito há a fazer, começando por suprimir os problemas existentes no Campo Social, Saúde, Educação, Habitação, Património, Ambiente, Acessibilidades.

O Partido Socialista irá votar contra este Relatório de Gestão.


A noite iria acabar, como invariavelmente sempre que a Assembleia Municipal se prolonga para além da uma da manhã, com o Sr. Presidente de Câmara (talvez devido ao adiantar da hora) a atentar contra os Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos que esperam pacientemente até à fim dos trabalhos para interpelarem a autarquia.