28 julho 2006

DEMOCRACIA MADEIRENSE

"PSD encerra Assembleia com ameaças ao PS

O encerramento, subitamente antecipado, da segunda sessão legislativa da oitava legislatura da Assembleia da Madeira foi ontem declarado, não pelo presidente do Parlamento, mas pelo porta-voz do PSD, Coito Pita, com ameaças à bancada parlamentar socialista: «Tenham cuidado com aquilo que nós fazemos», avisou.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal Público, que refere que o encerramento dos trabalhos aconteceu na sequência de um desentendimento entre Coito Pita e a bancada parlamentar do PS, numa altura em que ainda estavam 24 pontos da agenda por discutir.

O porta-voz do PSD pediu então a suspensão dos trabalhos por 20 minutos e de imediato, em nome do «PSD, declara concluída a sessão legislativa». Uma atitude que surpreendeu Miguel Mendonça, o qual, a presidir ao plenário, viu-se ultrapassado nas suas funções.

O DN refere ainda que, antes de serem suspensos os trabalhos daquela forma abrupta, o PS já havia abandonado temporariamente a sessão por ter sido incluída na ordem do dia um projecto de resolução contra o Governo da República, no qual o PSD insurge-se contra a «desigualdade e injustiça» que considera ser a segunda oportunidade dada aos estudantes nos exames de Física e Química dos novos programas.

O líder parlamentar do PS, Bernardo Martins, acusou então o PSD de provocar intencionalmente o incidente parlamentar para antecipar o fecho da sessão legislativa, «eventualmente para permitir que seus deputados satisfizessem outros compromissos relativos ao rali, golfe, férias ou negócios».

«A Assembleia começou mal com o pedido de exame psiquiátrico e termina da pior maneira com uma provocatória batota política do PSD», lamentou ainda o deputado socialista.

Na resposta, o social-democrata Coito Pita deixou a ameaça, afirmando que «tenham cuidado com aquilo que nós fazemos.»

Com os ânimos exaltados e perante a troca de insultos, facto cada vez mais frequente no hemiciclo madeirense, o presidente da Assembleia Legislativa advertiu que não iria admitir «falta de respeito para com a mesa» e apelou à «dignificação do Parlamento», para cuja imagem negativa, acusou, os deputados «são os primeiros (a contribuir dando) um mau exemplo»."

in Diário Digital