06 agosto 2005

Para reflectir!!!

Muitos têm sido os comentários, muito têm sido o desânimo, mas à que refletir sobre estas sondagens.

Sócrates e PS resistem à crise




JOSÉ Sócrates, o Governo e o PS resistiram ao impacto da demissão de Campos e Cunha. Apesar da maioria do eleitorado considerar que a troca de ministro de Estado e das Finanças deixa o Executivo mais frágil, nem por isso o primeiro-ministro e a sua equipa deixam de ter uma avaliação positiva.

Na sondagem EXPRESSO-SIC-Renascença/Eurosondagem, e não obstante sofrer uma quebra de nove pontos em relação ao mês de Junho, José Sócrates continua a ser o líder partidário preferido dos portugueses, com um saldo amplamente positivo.

Surpreendentemente, o líder do PSD e da oposição, Marques Mendes, é bem mais penalizado: perde 20 pontos e passa a ter saldo negativo. E também Ribeiro e Castro e Jerónimo de Sousa não são poupados: o presidente centrista baixa 10 pontos e o secretário-geral comunista seis. O único que escapa a esta «onda crítica» é o líder do BE, Francisco Louçã, que sobe três pontos na simpatia dos portugueses.

Já quanto à intenção de voto, o PS perde, mas pouco. Os socialistas baixam 0,6% (para 39,4%), mantendo uma confortável vantagem sobre os sociais-democratas, que não registam qualquer variação em relação ao mês de Junho (26,7%). A consolidada subida do BE (desta feita para 6,5%, mais uma décima do que na última sondagem) faz, porém, perigar a maioria absoluta do PS.