24 fevereiro 2006

APENAS UM GESTO

Intervenção na Assembleia Municipal de Alcobaça de 23.02.2006 da deputada municipal Ana Ribeiro, no periodo antes da ordem do dia

A bancada do PS apresentou nesta Assembleia Municipal, a 29 de Novembro do ano passado uma recomendação aos Serviços Municipalizados, que se revestia de um importante cariz a nível social. Relembro aqui que o conteúdo da mesma que incide sobre a criação da Tarifa Familiar de Agua. Este tarifário, já na altura adoptado em vários municípios portugueses, tem vindo a ser abraçado por outros desde essa data. Caso recente, recordo aqui, pela sua proximidade, o Concelho de Torres Vedras. Como tal, gostaríamos de saber sobre o andamento da mesma recomendação, dado que uma das bandeiras deste executivo é a qualidade de vida dos munícipes, estou certa que o senhor Presidente de Câmara terá certamente algo a dizer sobre o ponto de situação do mesmo.

Como nunca é demais recomendar e apelar ao espírito da solidariedade social, e como muitas das vezes basta apenas um mero gesto, para influenciar a vida de muitos e como das coisas mais simples pode nascer algo grandioso, quero aqui falar-vos sobre um projecto a nível nacional de nome “Projecto Tampinhas”.

Decerto todos vocês já ouviram falar da recolha de tampas de garrafas, garrafões e afins, para posterior aquisição de cadeiras de rodas. Este projecto, de nome “Projecto Tampinhas”, tem como missão a recolha de tampas de plástico, com o objectivo de as enviar para reciclagem, obtendo assim fundos para a compra de material ortopédico, que é posteriormente oferecido a entidades que dele necessitem. Sabemos que já há bastantes particulares e restaurantes a fazer a recolha das tampas. O problema que se lhes coloca depois é onde as entregar, dado que neste momento, estão identificados apenas 10 locais de entrega no Distrito de Leiria (um em Bombarral, Leiria, Pedrógão Grande, Porto de Mós, e dois em Caldas da Rainha , Peniche e Pombal). Assim, o que propomos é que esta Assembleia Municipal elabore uma recomendação a enviar à Resioeste, dado que a mesma ainda não aderiu a esta iniciativa. Pedimos ainda aos nossos Presidentes de Junta a sua colaboração de modo a que estabeleçam e divulguem, nas sedes das juntas de freguesia um local onde todos poderão depositar as tampas recolhidas, para que posteriormente sejam encaminhadas pela Resioeste para respectiva reciclagem e recolha dos fundos. Para mais informações acerca deste projecto, poderão consultar o seu site na Internet www.tampinhas.org .

É apenas um gesto. Não custa nada a ninguém, mas pode fazer uma grande diferença a muita gente.


PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO APROVADA POR MAIORIA

TRABALHO!

ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES!

APRESENTAR PROPOSTAS!

SIMPLES GESTOS!

É ESTE O ESPIRITO DE UMA JS!