13 fevereiro 2006

SANTA IGNORÂNCIA

Há um ano, o padre Nuno Serras Pereira pagou um anúncio a explicar que se recusava a dar a comunhão a quem utilizasse métodos contraceptivos, nesta ultima sexta-feira o semanário Independente entrevistou-o e a santa ignorânica voltou à carga:

Quando questionado sobre os casamentos dos homossexuais, ele ao melhor estilo de dono da razão proferiu afirmações como: "o matrimónio exige capacidade reprodutiva", "a homossexualidade é uma doença", "uma neurose", afirmando ainda que os homossexuais vivem menos tempo e são mais propensos à pedofilia. Quanto aos sexólogos que não partilham da sua visão do assunto, rematou que estão «mal informados».

Sobre o Aborto, as comparações são inacreditáveis: "matar uma criança é mais grave do que abusar dela", "promover a utilização do preservativo é de uma enorme irresponsabilidade", "o Estado não tem o direito de interferir na sexualidade das crianças", "qualquer relação sexual que não seja dirigida à procriação é uma perversão".

Quando foi confrontado com o facto de muitos sacerdotes terem condenado a sua posição à um ano, afirmando que ele tinha feito uma interpretação abusiva do Código de Direito Canónico, ele afirmou "Temos de compreender a ignorância dos outros".

Mas, nós não temos de compreender a Santa Ignorância deste senhor, nem a Igreja Católica deverá deixar passar mais uma vez impune este episódio, mas isso eu infelizmente não acredito que venha a acontecer, pois têm se verificado a completa passividade da mesma em relação a casos idênticos.