31 agosto 2005

Baterias Recarregadas

Acabou-se o que era bom, foram curtas, mas o suficiente para recarregar as baterias, agora é arregaçar as mangas e voltar ao trabalho.

22 agosto 2005

Férias




Finalmente chegaram, é só cumprir a ultima obrigação de campanha(Debate com o Laurentino Dias) e partir de férias.

Volto para a semana.

20 agosto 2005

DESCRÉDITO

Hoje foi a inauguração das obras de Requalificação Urbana da Zona Histórica de Alcobaça. Não querendo tecer considerações sobre as ditas (só vendo, contado ninguém acredita), obra do iluminado arquitecto Gonçalo Byrne, não posso deixar de lamentar e repudiar a intervenção de um militante socialista na cerimónia.

O Presidente da CCDRLVT Fonseca Ferreira, foi o único convidado que teve a honra de poder falar, o representante do Governador Civil e o Presidente do IPPAR foram convidados a estarem calados (embora estivessem previstas as suas intervenções).

A sua intervenção foi bastante esclarecedora sobra a sua postura, justificando assim porque no anterior governo PSD/PP tenha permanecido nesse lugar. Ao falar sobre a Requalificação, admitiu que se não existe um parque de estacionamento nesta grande obra desse grande Presidente de Câmara Gonçalves Sapinho (PSD), a culpa é inteiramente sua (estava previsto, mas foi chumbado pela CCDRLVT), acrescentando ainda em tom eleitoralista (como se não chegassem os elogios) que aquelas vozes que se levantaram contra esta obra, não têm categoria, nem competência para se candidatar à presidência da Câmara.

Para os mais desatentos, o candidato do Partido Socialista é acessor de imprensa da CCDRLVT.

Como diria um camarada nosso "ISTO É O DESCRÉDITO!"

Separar o Trigo do Joio

"As férias no Quénia

«A ida de Sócrates ao Quénia nesta altura pode indignar o povo - mas não traz mal nenhum ao país.»

MUITO se tem escrito e dito sobre a viagem de José Sócrates ao Quénia. Por um lado, estranha-se que um primeiro-ministro - que seria suposto ter uma vida austera - vá fazer com os filhos umas férias «à turista americano».

Por outro lado, critica-se que o faça numa altura em que o país, assolado pelo fogo, está à beira de uma calamidade pública.

Este raciocínio seria natural num motorista de táxi - que, pela dureza da sua profissão, tendo de guiar horas seguidas sob um sol abrasador em cidades caóticas como Lisboa, precisa de desabafar.

Mas é estranho que pessoas supostamente responsáveis, com acesso aos meios de comunicação social, digam o mesmo.

Repitam um argumento miserabilista, mesquinho e demagógico.

Primeiro, qualquer português da classe média tem hoje possibilidades de fazer um safari no Quénia.

Depois, a presença do primeiro-ministro em Portugal não aqueceria nem arrefeceria no que respeita ao combate aos incêndios: seria totalmente irrelevante.

JÁ era tempo de não utilizarmos argumentos deste género.

Até porque as críticas infundadas acabam por desvalorizar as outras.

Não é o mesmo criticar José Sócrates por ir ao Quénia - ou criticá-lo por ter permitido o saneamento político do presidente da Caixa Geral de Depósitos (que, como se viu esta semana, estava a dar mostras de uma invulgar competência).

Não é o mesmo criticar José Sócrates por não estar em Portugal a combater os fogos - ou criticá-lo por ter deixado o PS linchar em quatro meses o ministro das Finanças.

NA política há acontecimentos que marcam e há o folclore.

E uma das missões dos analistas é separarem o trigo do joio.


Separarem aquilo que é realmente importante do que é popular mas não tem importância nenhuma.

Ora a ida de Sócrates ao Quénia nesta altura pode indignar o povo - mas não traz mal nenhum ao país.

Inversamente, as recentes demissões do ministro das Finanças e do presidente da CGD podem ter alterado a rota deste Governo e a sua relação com o país.

Meter tudo no mesmo saco só contribui para confundir a opinião pública.

Critique-se Sócrates pelos seus erros - mas deixe-se o homem ter umas férias descansadas." Editorial do Expresso

19 agosto 2005

Agora nós!!!




Este provavelmente será o filme que melhor descreve os meus últimos dias, no caso deles foi a música, no nosso caso a política.

O plano estava traçado e bem delineado, desta vez seríamos nós a dar cartas nas autárquicas. Foi uma árdua tarefa nos últimos dois anos, muitas das vezes pensamos "o que raio estamos a fazer", mas no final tudo correu bem (aliás, melhor que o planeado).

Na ultima sexta feira, quando apresentamos as listas na Comissão Política, muitos foram os que disseram que estavam a presenciar "um choque geracional ", na lista da Assembleia Municipal figuravam no 3º, 5º e 7º lugar nomes da JS (lugares elegíveis), a partir daí e até ao 40º lugar a nossa presença era asfixiante, a média de idades é de 29 anos, sem exagero, oitenta por cento da lista (paritária) são jovens. Como se tal facto não chegasse para os irritar, ainda tiveram de engolir mais o Candidato à Junta de S.Vicente e de Alfeizerão, o 2º da lista de Prazeres, mais dois candidatos a Presidentes de Assembleia de Freguesia, o facto de em muitas das lista os quintos e os sextos serem da J, para não falar nos restantes lugares onde marcamos um forte presença.

Nós avisamos que o nosso tempo iria chegar, e para tal bastou ser paciente e aproveitar as brigas internas do P para lá chegarmos. Agora é não desarregaçar as mangas e continuar a trabalhar, sabendo que agora a responsabilidade é enorme, e que se falharmos, eles lá estarão a apontar o dedo.

Mas esse gostinho, eles não vão ter!!!

18 agosto 2005

Facto???




O tempo o dirá!!!

2




Hoje é o dia dos regressos, à blogoesfera (após este inevitável interregno, mas teve de ser as listas tinham de ser entregues) e ao Futsal, a pré-época começou (e os quilitos extra vão), a partir de hoje, lá terei de fazer gato e sapato para me conseguir dividir nas inúmeras actividades e responsabilidades que tenho. Mas, felizmente vou ter direito a parar (apenas) cinco dias na próxima semana para recarregar baterias, para as inúmeras lutas que irei e iremos enfrentar até ao próximo verão.

11 agosto 2005

Inquietações




Ao olharem cá para baixo, só podem mesmo ficar com medo. Este mundo está cada vez mais a ficar incontrolável.

Leituras




Recomendo vivamente este livro, é a prenda perfeita para os muitos pseudo-líderes que andam por aí, e para nós um bom instrumento de aprendizagem e reflexão.

Para aguçar o apetite, fica um dos princípios básicos deste livro. Numa relação entre pessoas, tende-se por natureza dizer que 1 pessoa + 1 pessoa = 2 pessoas, mas se aplicarmos a fórmula da matemática relacional, facilmente se descobre que à mesma conta falta acrescentar uma variável (a mais importante, por sinal), que é a da natureza da relação entre uma pessoa e outra. Variável essa que explica muitos dos problemas de liderança (em todos os campos) que se registam hoje em dia.

Outro dos alertas para os pseudo-líderes que existem, é que eles muitas das vezes não se apercebem que as suas equipas funcionam bem, não devido ao facto das suas performances, mas sim, porque no seio delas existem líderes informais que devido à sua capacidade, colmatam as deficiências dos líderes.

10 agosto 2005

Sair de Casa


09 agosto 2005

Entrega de Listas




Um pouco por todo o País esta deve ser a imagem de muitas pessoas envolvidas nas próximas eleições. À boa e velha maneira portuguesa, fica tudo para a última da hora, no meu caso não é diferente, como tal esta semana os meus posts serão mais reduzidos. Contudo, penso que valerá a pena, estamos perto de alcançar um feito histórico no nosso concelho em termos de listas.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos!!!

06 agosto 2005

Para reflectir!!!

Muitos têm sido os comentários, muito têm sido o desânimo, mas à que refletir sobre estas sondagens.

Sócrates e PS resistem à crise




JOSÉ Sócrates, o Governo e o PS resistiram ao impacto da demissão de Campos e Cunha. Apesar da maioria do eleitorado considerar que a troca de ministro de Estado e das Finanças deixa o Executivo mais frágil, nem por isso o primeiro-ministro e a sua equipa deixam de ter uma avaliação positiva.

Na sondagem EXPRESSO-SIC-Renascença/Eurosondagem, e não obstante sofrer uma quebra de nove pontos em relação ao mês de Junho, José Sócrates continua a ser o líder partidário preferido dos portugueses, com um saldo amplamente positivo.

Surpreendentemente, o líder do PSD e da oposição, Marques Mendes, é bem mais penalizado: perde 20 pontos e passa a ter saldo negativo. E também Ribeiro e Castro e Jerónimo de Sousa não são poupados: o presidente centrista baixa 10 pontos e o secretário-geral comunista seis. O único que escapa a esta «onda crítica» é o líder do BE, Francisco Louçã, que sobe três pontos na simpatia dos portugueses.

Já quanto à intenção de voto, o PS perde, mas pouco. Os socialistas baixam 0,6% (para 39,4%), mantendo uma confortável vantagem sobre os sociais-democratas, que não registam qualquer variação em relação ao mês de Junho (26,7%). A consolidada subida do BE (desta feita para 6,5%, mais uma décima do que na última sondagem) faz, porém, perigar a maioria absoluta do PS.


05 agosto 2005

Calma Odete!

Excertos do artigo de opinião de Henrique Neto no Diário de Leiria de 04.08.2005

"Mas o mais presente na complexa situação nacional é a desmoralização provocada pela falta de confiança no Estado e nos serviços públicos e na verificação diária de que em todas as áreas de intervenção dos governos é muito baixa a competência dos dirigentes. Em sectores tão diversos como a educação, a justiça e a saúde, ou na incapacidade de controlar os fogos florestais, na dança dos lugares no governo e nas empresas públicas, nas repartições, tudo são tudo factores de instabilidade, criados pelo poder político, factores que geram a desconfiança e a incerteza dos cidadãos e dos agentes económicos. Mais grave ainda, é a verificação de que no topo da hierarquia do Estado não há ninguém que demonstre ter a competência necessária para atacar a indisciplina geral e dar a confiança necessária aos portugueses.

Moral da história: as pessoas perguntam-se diariamente se a governação do País já bateu no fundo e se são expectáveis melhorias no futuro próximo, ou se, pelo contrário, estamos ainda longe da degradação total. Pela minha parte, com a credibilidade resultante do acerto das minhas previsões passadas, penso que, infelizmente, o pior ainda está para vir."

Eu compreendo as palavras do camarada Henrique Neto, bem como de todos os camaradas que têm vindo a público manifestar a sua opinião. O que eu não compreendo é quando ao demonstrar o porquê da desconfiança da sociedade em relação à Política, se mandem ainda mais achas para a fogueira, se ataque sem o mínimo de pudor aqueles que agora tomam as primeiras medidas em prol daquilo que todos nós desejamos.

Talves seja do cansaço de um ano de intensa actividade professional e política, mas um pouco de contenção em relação ao Governo, não seria a atitude a ter por parte dos que dão a cara pelo PS??? Um pouco de apoio não se exige???

É caso para dizer DEIXEM OS HOMENS TRABALHAREM!!!

04 agosto 2005

Velha Máxima ( cada vez mais actual)


VARA




Depois da ausência forçada nos últimos anos, devido ao caso da Fundação para a Prevenção e Segurança, Armando Vara ressurgiu na vida política como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Vinhais. Agora é a vez de assumir o cargo na administração da CGD.

E este é o ponto da discórdia, que se vai instalando perigosamente dentro e fora do Partido, a mal fadada nomeação de "boys", que volta novamente a marcar a agenda. As críticas feitas na altura da nomeação pelo anterior Governo de Celeste Cardona para o mesmo cargo foram atrozes, mas agora comete-se igual acto.

Embora se tenha (e bem) diminuído os administradores, o facto é que se aumentou a percentagem de quem, se não estivesse no sector bancário, poderia estar no siderúrgico ou no das minas. Exemplo contrário foi dado no Governo de Guterres, quando se escolheu o actual administrador da TAP (uma verdadeira lufada de ar fresco em termos de metodologia), e que resultou claramente, apenas interrogo-me porque não se volta a fazer o mesmo.

Não sou contra a nomeação de "comissários políticos", porque entendo que em alguns casos são necessários, mas sou contra as nomeações que considero com falta de bom senso.

Quanto à minha confiança neste Governo mantêm-se, mas gostava que alguém clarifica-se estas ultimas nomeações, pois são demasiado fracturantes para serem aceites de ânimo leve pela opinião pública...

03 agosto 2005

Uma Nova Geração




Muitos têm sido os comentários, as interrogações, sobre a nova geração de políticos.

Esta é a melhor resposta, o Nuno é candidato à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo já começado a demonstrar uma nova visão sobre o que deve ser a Gestão Autarquica no Século XXI.

Força!!!

02 agosto 2005

Falta de Comparência


Estado de Espírito


A saga da nossa Democracia

A burocracia no nosso País têm destas coisas...

No «Diário da República - III Série», de 25 de Julho, publicou-se o aviso de abertura de concurso para uma vaga de lavador de viaturas da Câmara de S. Pedro do Sul, onde deste modo se descreve o «conteúdo funcional» do lugar:

«Limpa a viatura interiormente utilizando vassoura, escovas ou aspirador e, consoante os casos, mangueira ou esfregão com água e detergente; coloca a viatura sobre um elevador adequado e acciona o respectivo comando para a levar à altura conveniente; lava a parte inferior do estrado com um jacto de água e raspa-o, se necessário, para retirar a lama; aplica, quando solicitado, uma camada de parafina para protecção da estrutura metálica; baixa o elevador e rega a viatura na parte superior com água sob pressão ou com um balde; lava a viatura com uma esponja embebida em água e detergente; rega novamente a viatura com água limpa e seca-a; por vezes lava exteriormente o motor com água e petróleo».

Mas depois, não têm destas coisas...

Exigia-se a bem da nossa Democracia, que se tivesse tido a preocupação de se ter descrito o «conteúdo funcional» para ser candidato a Presidente de Câmara, Vereador ou Presidente de Assembleia Municipal. Muitos daqueles com quem convivemos, iriam agradecer, pois têm demonstrado que desconhecem quais as funções dos cargos a que se candidatam.




E depois admiram-se!!!